o tratamento da Terapia Extracorpórea por Ondas de Choque

A Terapia Extracorpórea por Ondas de Choque (TEOC) tem sido uma nova alternativa de tratamento para algumas enfermidades nas áreas médicas, beneficiando a Urologia, Nefrologia, Fisiatria, Reumatologia, Medicina Esportiva, Ortopedia e Traumatologia.

Depois de reescrever o destino de pacientes com cálculos renais, a Terapia Extracorpórea por Ondas de Choque (TEOC) revelou-se eficaz no tratamento de doenças dos sistemas músculo esqueléticos. Muitas outras indicações para o tratamento estão ainda em fase de pesquisa, como doença periodontal, infarto do miocárdio, lesão de nervos periféricos e das espasticidades musculares. 

 

A terapia consiste em administrar um número determinado de pulsos (ou ondas de choque) nos locais lesionados. À medida que o tratamento evolui, o especialista gradua o nível de energia e a velocidade dos pulsos até alcançar níveis terapêuticos. Dessa forma, o paciente pode experimentar o fenômeno de analgesia por hiperestimulação..

 

Inicialmente, por meio dessa hiperestimulação dos terminais nervosos de dor, as ondas de choque produzem aumento no limiar de sensibilidade dolorosa e, com isso, a redução da dor por algum tempo. O TEOC produz também um fenômeno conhecido como cavitação, ocasionado pela variação rápida de pressão. Assim, um efeito de "vácuo" leva à alteração dos tecidos em pontos específicos.

 

Os resultados efetivos do tratamento consistem em ações sobre a composição física, química e biológica dos tecidos moles. Alguns pesquisadores têm hipotetizado que o TEOC causa as seguintes alterações:

 

  1. alterações físicas nas membranas celulares de nervos, inibindo a sensação dolorosa (elevando o limiar da dor);

  2. alterações e/ou formação de compostos químicos na área afetada, resultando em redução do estímulo doloroso;

  3. analgesia por hiperestimulação pode ocorrer quando ondas de choque de baixa energia estimulam nervos por meio de uma complicada cadeia de eventos, inibindo a transmissão dolorosa. Esse efeito pode produzir pequeno aumento da dor durante o procedimento;

  4. neovascularização - tratamento por ondas de choque produzidas extracorporalmente induz ao aumento do suprimento na área tratada. Isso possibilita a reabsorção de retrações cicatriciais e depósitos calcificados.

Centro de Terapia por Ondas de Choque

Rua Dr. Eurico de Aguiar, 130, sl. 805, Praia do Canto - Vitória / ES

CEP 29055-042 | Telefones: (27) 3022-0302 e (27) 99608-4004

E-mail: resendeacp@yahoo.com.br

  • Facebook App Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a sexta, das  8h às 18h